Uva Cabernet

 

Uva Cabernet Sauvignon

 

A uva Cabernet Sauvignon é a responsável pela produção do vinho mais conhecido e consumido no mundo.

 

Com certeza você já ouviu falar um pouco sobre essa fruta tão importante no universo dos vinhos, mas vamos juntos conhecer as suas principais características e curiosidades?

 

CONHECENDO A UVA CABERNET SAUVIGNON

 

A uva Cabernet Sauvignon foi noticiada pela primeira vez no século XVII na região de Bordeaux, na França. Uma curiosidade que poucos sabem é que essa uva teve origem a partir da mistura natural das uvas Cabernet Flanc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca).

A fruta originária de Bordeaux é uma das variedades mais conhecidas no mundo e , por isso, é considerada a rainha das uvas tintas, tendo seu cultivo em várias partes do mundo. 

Pela sua fácil adaptação em diferentes territórios, a Cabernet é a uva mais cultivada em todos os países produtores. Um ponto importante dessa uva é o seu tardio amadurecimento, ou seja, na colheita da Cabernet outras uvas já foram vinificadas, como a Sauvignon Blanc que possui um amadurecimento mais célere.

E é exatamente essa frutificação média a tardia que a uva traz diferentes aspectos e sabores à bebida. Há uma variação de sabor entre lugares mais quentes e mais frios- neste primeiro caso, os vinhos possuem resquícios de amoras silvestres e ameixas, enquanto em locais mais frios, há traço acentuado de pimentão.

A Cabernet Sauvignon é a principal casta da região de Bordeaux, onde os tintos são o modelo mais imitado em todo mundo; A partir desta fruta que é produzido o vinho Cabernet Sauvignon, marcado pela alta concentração de taninos e acidez elevada.

 

CARACTERÍSTICAS DA UVA CABERNET SAUVIGNON

A Cabernet Sauvignon se destaca entre as outras uvas viníferas pela sua casca grossa, a qual possibilita a fruta ser adepta às variações climáticas.

Nas regiões mais quentes, a fruta produz vinhos mais frutados, com taninos maduros e teor alcoólico mais elevado. Enquanto nos lugares mais frios, os vinhos são menos robustos, tendo um aroma de frutas vermelhas.

Contudo, para amenizar o tanino na bebida, é importante colhê-la mais tardia, assim o fruto amadurecerá e atingirá o auge do seu desenvolvimento, sendo o tanino suavizado antes mesmo do processo de vinificação.

As suas características, no geral, são aromas puxados a cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro. A Cabernet Sauvignon origina vinhos de bom corpo, acidez agradável e taninos firmes.

Nos processos em que os taninos são amaciados, quando o vinho passa pelo envelhecimento em barrica, percebe-se aromas de baunilha, ameixa, chocolate e tabaco.

Vale mencionar que além de todos esses atributos, a CS consegue resistir a muitas pragas e, por isso, rende boa quantidade de uvas por hectare sem perder sua qualidade.

VINIFICAÇÃO DA CABERNET SAUVIGNON

Como dito acima, a CS possui casca grossa, além de permitir que a fruta cresça em diversos ambientes climáticos, proporciona uma cor intensa aos vinhos.

Os vinhos originados da fruta possuem uma boa adaptação ao amadurecimento em recipientes de carvalho, sejam eles franceses ou americanos. Essa adaptação é tão positiva, que o padrão mundial se formalizou nas barricas bordalesas.

Para quem não entende a importância do processo de vinificação, é através desse estágio nas barricas que o vinho desenvolve aromas de baunilha, especiarias, café tostado sem perder os outros aromas de casos e tabaco.

 

POR QUE OS VINHOS CABERNET SAUVIGNON TÊM AROMA DE PIMENTÃO VERDE?

Como já falamos por aqui, a Cabernet Sauvignon é adepta a diversas regiões, independentemente da sua variação climática. Pois bem, o aroma de pimentão verde está ligado diretamente a este fato. Vamos lá.

Este aroma tão peculiar e pertencente aos vinhos Cabernet Sauvignon é causado pelas pirazinas (componente químico responsável pelo aroma) que estão presentes na uva.

 A pirazina é encontrado no cacho da uva e sua concentração diminui à medida que as uvas amadurecem.  Esse componente químico é encontrado em uma maior quantidade quando as uvas CS são colhidas e vinificadas antes de estarem bem maduras. O cheiro de pimentão vai sumindo conforme a luz do sul vai batendo na uva.

Outro fator predominante é a temperatura, por isso nas regiões mais frias este aroma é indiscutível, pois na ausência da luz o aroma não consegue ser evaporado.

Lembrando que este aspecto não é um defeito, contudo, nem todos gostam do aroma.

 

COMO ESCOLHER O VINHO CABERNET SAUVIGNON PERFEITO?

 Agora que você já conhece um pouco mais sobre a uva Cabernet Sauvignon, está na hora de você escolher o vinho ideal. Por isso, antes de comprá-lo é importante prestar atenção no rótulo para acertar na escolha do vinho:

·         Composição: O vinho perfeito é aquele que há 100% de uva Cabernet Sauvignon. Hoje nos deparamos com vinhos produzidos com a mistura de outras uvas;

·         País e região onde foi produzido: Os vinhos Cabernet Sauvignon são produzidos nas mais diversas regiões, como Bordeaux, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia, Chile, Argentina, África do Sul, Brasil, entre outros. Lembrando que o sabor variará conforme a situação climática da região- quanto mais quente, mais robusto o vinho.

·         Teor alcóolico: O ideal são os vinhos cujo teor alcóolico variam entre 12 a 14.5%.

 

HARMONIZAÇÃO: COMO COMBINAR O CABERNET SAUVIGNON

Os vinhos Cabernet Sauvignon combinam perfeitamente com pratos fortes, tendo em vista que é uma bebida com bastante tanino e feita de castas que originam vinhos potentes.

O Cabernet Sauvignon combina com carnes pesadas e gordurosas, seja de gado, suína, aves ou caças. As massas com molho vermelho vão melhor com vinhos mais leves e com menos corpo.  O Cabernet Sauvignon vai bem também com molhos de especiarias verdes (manjericão, orégano, alecrim), queijos duros, pizzas de calabresa e pepperoni e acreditem, até com feijoada.

Se o vinho for apreciado durante um coquetel ou uma entrada, recomenda-se optar por petiscos mais fortes e vale apostar em vinhos com passagem por madeiras, pois, assim, o vinho ficará mais suavizado de beber desacompanhado.

TEMPERATURA IDEAL DO CABERNET SAUVIGNON

Sabemos que a temperatura na qual o vinho deve ser fornecido é fundamental para aprecia-lo e desfrutá-lo da melhor maneira possível.

Por isso, a temperatura correta do Cabernet Sauvignon é aquela que varia entre 18 a 19ºC.

Um detalhe importante é que este tipo de vinho nunca deve ser servido em temperatura ambiente, jamais quente ou gelado.

Mas, atenção! No alto verão recomenda-se servi-lo um pouco mais frio do que indicado, tendo em vista que no calor do ambiente a temperatura do vinho aumenta rapidamente. Assim, ao verter o vinho, ele alcançará a sua temperatura ideal.

TAÇA IDEAL PARA SERVIR O CABERNET SAUVIGNON

A taça ideal para desfrutar o Cabernet Sauvignon é aquela cujo design contém um bojo grande e boca mais fechada, como as taças Bordeaux, elaboradora especialmente para receber vinhos encorpados e com tanino forte. Este tipo de taça é recomendado, pois segura os aromas, reforçando o sabor da bebida e facilita o direcionamento para a ponta da língua, onde percebemos os sabores mais frutados.

Pronto! Viu como o Cabernet Sauvignon é rico em características? Agora que você aprendeu tudo sobre esse vinho, está preparado para apreciar uma das bebidas mais consumidas no mundo, além de surpreender os seus convidados com ótimas escolhas.

Conte para gente nos comentários o seu vinho predileto e suas experiências enriquecedoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HERANÇA DIGITAL

TOMADA DE DECISÃO APOIADA

FIT LUCRATIVO: MONTE SEU NEGÓCIO DE MARMITAS FIT ONLINE