ABRIDORES DE VINHO

 

ABRIDORES DE VINHOS: COMO ESCOLHER ESTE APETRECHO INDISPENSÁVEL

Há diversos modelos de abridores de vinho, aprenda um pouco sobre eles e saiba qual escolher.

 

Nada melhor do que um bom vinho, mas para deixar essa experiência ainda mais enriquecedora é fundamental possuir um saca-rolhas de qualidade. Porém, quem nunca foi intimidado por este utensílio tão pequeno?

Saiba que essa relação já foi muito pior, há anos quando existia apenas um tipo de saca-rolhas. Isso mesmo, aquele com espiral de metal e que requer além de força, habilidade.

Com a crescimento demasiado dos apreciadores de vinhos, a indústria sentiu a necessidade de criar modelos que facilitassem a vida dos consumistas. 

Hoje contamos com 6 tipos de abridores, apesar de servirem para o mesmo fim, cada um pode ser usado em uma ocasião diferente e com uma técnica diferente. Como veremos a seguir, alguns não requerem conhecimento, habilidade e nem força. Sonho, não é mesmo?

Com essa infinidade de modelos, conseguimos deixar a nossa experiência com essa bebida tão querida ainda mais prazerosa. Afinal, quem gosta quando a cortiça é despedaça?

 

A BREVE HISTÓRIA DAS GARRAFAS E CORTIÇA.

A história das garrafas e cortiças é antiga. Surgiu no século XVII, a partir da necessidade de melhorar o transporte e comercialização dos vinhos. Como os vasos eram extremamente grandes, a transferência da bebida era bastante dificultosa. Logo após os romanos criarem a técnica das garrafas de vidros, o utensílio passou a ser utilizado como meio de melhorar a comercialização da bebida.

O contorno das garrafas foi sendo alterado no decorrer dos anos, em seus primeiros elas tinham o corpo em formato de globo e o pescoço mais longo e cônico. Logo depois, passou a ser do formato de uma cebola e, conforme a necessidade, o padrão das garrafas foi sendo alterado.

As rolhas surgiram nesse período, com a intenção de funcionar como uma tampa e de fácil manuseio, tendo em vista que naquela época um pedaço dela permanecia para fora do topo da garrafa, facilitando na sua remoção, pois era só utilizar as mãos.

Após anos da sua criação, as garrafas passaram a ter formato cilíndrico, a fim de facilitar o seu armazenamento- que passou a ser horizontal. Sendo assim, as rolhas precisaram acompanhar a mudança e ganharam o formato cilíndrico e com diâmetro padrão.

Pronto, chegamos ao modelo atual.

Agora pensem comigo. Imagina o quão difícil era abrir uma garrafa de vinho? Dá até um desânimo, não é?

 

 

 

 

TIPOS DE ABRIDORES

Como vimos, a cortiça faz parte da história dos vinhos há muito tempo. Contudo, até nos tempos atuais ela é capaz de amedrontar qualquer um. 

Por isso, é importante saber escolher um saca-rolhas conforme as suas habilidades e necessidades.

Encontramos no mercado 6 tipos de abridores: manual, borboleta, sommelier, coelho, ar comprimido e elétrico.

Ficou confuso? Calma, abaixo falaremos detalhadamente sobre cada um deles.

Mas, na hora da escolha é fundamental que você escolha aquele que se adeque às suas habilidades. Afinal, nenhum dos abridores trabalharão sozinhos, não é mesmo?

Vem comigo e conheça o universo dos abridores de vinhos.

1)      Abridor manual

Este tipo de abridor é o que possui um melhor curto no mercado, além de ser fácil de transportá-lo e guardá-lo.

O manuseio não é tão simples, pois precisa ter habilidade e cuidado para não romper a cortiça, até porque o sabor do vinho pode ser modificado com qualquer lasca que caia dentro do líquido.

Para usá-lo basta girar o suporte até a espiral e entrar na rolha e depois puxar. Muito cuidado, viu?

2)      Saca-Rolha Borboleta

 

Uma imagem contendo no interior, pessoa, mesa, comida

Descrição gerada automaticamente

 

Esse tipo de abridor é o mais popular, tendo em vista que não exige habilidade, nem força. O seu funcionamento é bem simples: ao girar a espiral para entrar na rolha, as duas alavancar laterais sobem, para a rolha sair basta abaixá-las.

O valor é consideravelmente barato, contudo, é necessário cuidado, pois a cortiça também poderá ser quebrada na hora do encaixe, como o abridor manual.

 

3)      Abridor Sommelier

 

Uma imagem contendo par, mesa, prata, deitado

Descrição gerada automaticamente

 

Este tipo de abridor é perfeito e prático para quem já possui habilidade. Ele mantém, basicamente, o mesmo formato do tradicional, porém com o adicional de uma alavanca para facilitar o manuseio e manipulação da rolha.

Seu funcionamento consiste em inserir a espiral na rolha (sem atravessá-la), ajustar o suporte e fazer força usando a base apoiada como avalancha.

Considerado o abridor mais confiável.

Utilizado muito por garçons e sommeliers nos restaurantes.

 

4)      Abridor “coelho

 

 

 Dado este nome pelo fato de possuir às abas pelas quais se prende o gargalo do vinho, que lembram as orelhas de um coelho.

É uma ótima opção para abrir as garrafas com rapidez, pois basta posicionar suas abas no gargalo, abaixar a alavanca que introduzi a espiral na rolha e depois levantá-la para a cortiça sair. A rolha sai como num passe de mágica.

O modelo é excelente para iniciantes, contudo, o valor é um pouco mais alto do que dos demais.

 

5)      Abridor de ar comprimido

 

Este modelo é novo no país e está conquistando o seu lugar aos poucos.

Super prático, pois é necessário apenas cravar a agulha na rolha para o ar ser introduzido. Logo após, bombear até que a cortiça saia.

Alguns especialistas dizem que com a introdução do ar, as propriedades do vinho são alteradas.

O custo é relativamente bom.

 

6)      Abridor elétrico

 

Este é o modelo mais adequado para quem não quer fazer força alguma.

Basta apertar um botão e a espiral entra e sai com a rolha.

Infelizmente o preço é bem elevado e há um gasto adicional com baterias.

Mas para quem está disposto a investir em um abridor, esta é uma excelente opção, uma vez que não requer nenhuma habilidade.

 

Agora que você já conhece o universo dos abridores, diz para gente nos comentários: Qual o seu saca-rolhas predileto? Tem alguma história impagável com esse instrumento tão pequeno, mas tão destemido?

 

Ah!

 

Aproveita para comprar um novo e aprecie com moderação e satisfação essa bebida que é tão querida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HERANÇA DIGITAL

TOMADA DE DECISÃO APOIADA

FIT LUCRATIVO: MONTE SEU NEGÓCIO DE MARMITAS FIT ONLINE